quarta-feira, 17 de outubro de 2012

ATIVIDADE PARA CASA É PROIBIDA DE SER PASSADA PARA CASA NA FRANÇA



François Hollande, presidente da França, disse em seu último anúncio sobre a educação no país que pretende banir escolas de passarem dever de casa às crianças como parte de uma série de reformas para revisar o sistema educacional francês. De acordo com o jornal britânico Daily Mail, o governo afirma que é injusto que algumas crianças tenham a ajuda dos pais em casa enquanto as que vêm de famílias "sem vantagens", não recebem auxílio.
Como candidato, Hollande prometeu mudar o sistema acrescentando um quinto dia de aulas nas quartas-feiras enquanto diminuiria o dia escolar. Desde o século XIX, a Igreja Católica estipulou que as crianças teriam um dia da semana sem aulas para estudar o catecismo.
Para a França, a nova decisão é algo revolucionário que derrubaria mais de um século de tradição. Segundo o governo, os dias são muito cheios para crianças no sistema atual e a quarta-feira livre poderia ser mais útil e produtiva na escola. "A França tem o ano escolar mais curto, mas os dias mais longos", acrescentou Hollande, prometendo mudanças.
O ministro da Educação francesa Vincent Peillon decidirá ainda neste mês como proceder à reforma. Ele afirmou que talvez compense dias escolares mais curtos cortando parte das férias de verão dos alunos. Na próxima sexta-feira, especialistas apresentarão suas conclusões. Atualmente, mesmo com quatro dias de aula, estudantes da França passam 847 horas por ano na escola, enquanto outros países contam com um total de 774 horas anuais. As aulas geralmente começam às 8h30min e terminam às 16h30min, até mesmo para os mais novos.

Muitos pais, porém, estão com medo de que as mudanças exijam cuidados para encontrar babás ou estabelecimentos que cuidem das crianças no tempo extra do dia, já que na nova proposta as aulas terminariam no horário de almoço. "É completamente irrealista", afirma Valerie Marty, presidente da Organização Nacional de Pais. "Eles precisam resolver também quem tomará conta das crianças depois da escola, quem financiará isso", completa.
O Ministério da Educação do país propôs mais atividades extracurriculares organizadas, como esportes, teatro e artes para substituir o tempo livre que as crianças teriam após os estudos. Mas isso implicaria em contratar funcionários treinados e, obviamente, mais dinheiro em um país que passa por dificuldades econômicas.
 Fonte: Terra






Nenhum comentário:

Postar um comentário