sábado, 10 de novembro de 2012

UNIVERSO SÓ PRODUZIRA MAIS 5% DAS ESTRELAS



A maioria das estrelas – inclusive as que vão brilhar um dia no nosso céu – já nasceu, segundo o mais abrangente levantamento feito da idade do céu noturno.  Uma equipe internacional de astrônomos descobriu que metade das estrelas que já existiu no Universo foi criada entre nove e 11 bilhões de anos atrás e que o restante começou a ser formado nos anos posteriores a esse estágio inicial. Ou seja, o Universo está passando por uma “crise” na produção de estrelas.
Segundo a previsão do grupo liderado pelo português David Sobral, da Universidade de Leeds (Reino Unido), se a queda continuar no mesmo ritmo do que já ocorre há cerca de 11 bilhões de anos, o céu conseguirá criar apenas mais 5% das estrelas.
"A produção de estrelas no Universo como um todo tem diminuído ao longo dos últimos 11 bilhões de anos – e ela é 30 vezes menor hoje em dia do que foi no seu auge”, explica Sobral. “Se esta tendência continuar, não mais do que 5% das estrelas serão produzidas no Universo. Nós estamos claramente vivendo em um universo dominado por estrelas velhas; toda a ação do cosmos já ocorreu há bilhões de anos!”
O processo de formação de uma estrela acontece de um jeito padrão e já não é mais um mistério para a ciência – elas nascem do material expelido das nebulosas, áreas gigantescas do Universo formadas de gás e poeira. Falta agora investigar o motivo da diminuição na formação das estrelas. 
Sobral ainda não tem a resposta, mas traz em seu trabalho algumas pistas: pode restar pouca matéria-prima das estrelas disponível, ou, o mais provável, que esse material tem dificuldade de chegar até os berçários de estrelas da galáxia. "No passado, era muito mais fácil [alcançar as estrelas], pois parecia haver canais diretos que levavam este gás até ao disco das galáxias, fazendo com que o processo ficasse muito mais rápido. Hoje em dia parece ser mais difícil."
Fonte: Uol





Nenhum comentário:

Postar um comentário