terça-feira, 13 de novembro de 2012

GREVE DE FOME É FEITA EM PRO DAS COTAS



Pelo menos cinco membros da ONG Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes (Educafro) iniciaram uma greve de fome por volta das 12h desta terça-feira para cobrar a criação de cotas raciais e sociais na Universidade Estadual de São Paulo (Unesp). O grupo estava acorrentado junto à entrada da reitoria da universidade, na capital paulista.
Segundo Frei David Santos, coordenador-geral da Educafro, a entidade retoma a greve de fome feita há exato um ano na Unesp para que as universidades estaduais de São Paulo façam a adesão à política de cotas implementada nas instituições federais, após lei sancionada pela presidente Dilma Rousseff em outubro deste ano. "Queremos que o reitor da Unesp convoque uma reunião do Conselho Universitário para a inclusão dos negros e pobres na universidade", disse.
Frei David critica o fato de as universidades estaduais não serem incluídas na lei que determinou a resevra de 50% das vagas nas instituições públicas de ensino para estudantes de escolas públcias, negros e indígenas. "Esse não é um recado só para a Unesp, mas também para a USP (Universidade de São Paulo) e Unicamp (Universidade de Campinas). Queremos que as três façam uma divisão melhor na forma de ingresso. Por que a regra não atinge as universidades estaduais? A política universitária no Brasil é federal e para nós é inaceitável que um Estado queira confrontar a política nacional", questiona.
Segundo a Lei de Cotas, as universidades públicas federais e os institutos técnicos federais devem reservar, no mínimo, 50% das vagas para estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas da rede pública, com distribuição proporcional das vagas entre negros, pardos e indígenas.
Embora as três universidades estaduais de São Paulo tenham ações de inclusão, nenhuma delas reserva vagas para estudantes de escolas públicas, negros e indígenas. Ambas defendem a seleção pelo mérito dos estudantes.
Segundo a assessoria da Unesp, o Conselho Diretivo estava reunido por volta das 13h30 para discutir o tema. Ainda de acordo com a universidade, diversas reuniões foram feitas com a Educafro, e a instituição vem discutindo com a USP e Unicamp a possibilidade de adoção das cotas.
"Tal atitude (greve de fome) ocorre justamente num momento em que o governador do Estado de São Paulo (Geraldo Alckmin) chamou recentemente os reitores de USP, Unesp e Unicamp demandando uma ação rápida na questão de um plano de inclusão de negros, brancos pobres, indígenas e portadores de necessidades especiais nas universidades estaduais paulistas", disse a universidade em nota.
De acordo com a Unesp, 41% dos matriculados nos cursos de graduação em 2012 são oriundos das escolas públicas, o que corresponde a 2.704 alunos. No que tange à cor da pele, 18,9% se declararam pretos, pardos ou indígenas, sendo que 13,5% se dizem pardos; 3,2%, pretos; e 0,2%, indígenas.

Fonte: Terra



Nenhum comentário:

Postar um comentário