O cientista de computação Anant Agarwal lançou uma pergunta em
um projeto de aulas online da Harvard: qual foi a maior inovação na educação
nos últimos 200 anos? Agarwal foi nomeado esse ano para coordenar a EdX, uma
faculdade digital gratuita da Harvard, nos Estados Unidos O objetivo do
cientista com a questão inicial é confirmar se novas formas de educação digital
prometem mesmo um futuro promissor para a área.
De acordo com a revista MIT Technology Review,
para Agarwal, a educação está prestes a mudar dramaticamente. A razão disso é o
poder da internet e suas tecnologias que 'mastigam' os dados apresentados.
Graças a essas mudanças, é possível compartilhar online aulas em vídeo com
elementos de interatividade sofisticados, e pesquisadores podem coletar dados
de estudantes para ajudar a tornar o ensino ainda mais efetivo. A tecnologia é
poderosa, barata e global. A EdX espera, com o novo projeto, ensinar bilhões de
estudantes.
A educação online não é
novidade - nos Estados Unidos, mais de 700 mil estudantes fazem cursos a
distância em tempo integral. O que é diferente é a escala de tecnologia sendo
aplicada por líderes que misturam alcances de mentes brilhantes com modelos de
internet baratos e concorridos. O artigo que será publicado com o relatório do
negócio irá mapear o impacto da educação gratuita online, particularmente o
grande número de cursos online (MOOC, na sigla em inglês) oferecidos por novos
empreendimentos da área educacional.
Por ser economicamente
importante, a educação ainda parece ineficiente e estática em se tratando de
tecnologia - é geralmente citada como a próxima indústria a sofrer uma grande
"interrupção". A ideia está sendo promovida por Clayton Christensen,
professor da Harvard Business School
que adotou o termo "tecnologia dividida". Em dois livros
educacionais, ele destaca o aprendizado online dizendo que o mesmo vai
continuar a se espalhar e melhorar e, eventualmente, irá liderar muitas ideias
de como ensinamos - e algumas instituições também.
Na visão de Christensen,
as tecnologias divididas encontram o sucesso inicialmente em mercados
"onde a alternativa é nada". Isso explica por que o aprendizado
online já é importante no mercado de educação adulta. Também explica o
crescimento repentino de organizações como a Khan Academy, que divulga vídeos
gratuitos ensinando matemática e ganhou financiamentos de Bill Gates e atenção
da mídia. O primeiro apoio para a companhia surgiu entre pais que não podiam
pagar US$ 125 por hora por um professor de matemática particular. Para eles, o
narrador dos vídeos Salman Khan foi um ótimo substituto.
Outro benefício das aulas
online é a favorável distribuição de instruções aos estudantes. Segundo
Agarwal, o mesmo grupo de três pessoas contendo um professor e dois assistentes
que costumava ensinar 400 alunos pode agora compartilhar o conteúdo com mais de
10 mil estudantes na internet.
Um estudo recente da
Babson College mostrou que o número de universitários americanos que fizeram ao
menos um curso online
cresceu de 1,6 milhão em 2002 para 6,1 milhões - cerca de um terço de todos os
universitários - em 2010. Os pesquisadores I. Elaine Allen e Jeff Seaman encontraram
sinais de que a média de crescimento de aulas na internet pode estar começando
a diminuir. Porém, seu estudo não antecipou a entrada de universidades
conceituadas na educação online neste ano. Coursera, uma aliança entre a
Universidade Stanford e duas dúzias de outras escolas, registrou o cadastro de
1,5 milhão de estudantes em cursos online.
Mesmo que uma pequena
fração desse número vá completar uma aula, o aumento do MOOC significa que
podemos começar a
pensar como uma educação gratuita e de qualidade poderia mudar o mundo. Os
vídeos de Khan, por exemplo, são populares na Índia, e um levantamento mostrou
que 60% dos estudantes que assistiram aos vídeos tiveram interesse
voluntariamente no conteúdo. Ainda não se sabe o que um aplicativo liberal de
educação poderá fazer. Será que vai aumentar demais a inovação global por
desmontar barreiras de boas instruções? Vai ameaçar professores da rede pública
por terem a opção da internet?
A definição será feita
pela tecnologia. Todos esses milhões de estudantes clicando online podem ter o
progresso rastreado e até mesmo influenciado para, no futuro, auxiliar nos
métodos de ensino. Será que o novo método fará sucesso por ser totalmente
diferente? Se a resposta for positiva, então teríamos a resposta à pergunta
inicial: o aprendizado online é a mais importante inovação na educação nos
últimos 200 anos.
Fonte: Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário