segunda-feira, 15 de outubro de 2012

EXPERIÊNCIA ESTÁ SENDO TESTADA PARA DEIXA OBJETOS INVESÍVEIS




Uma técnica que permite deixar objetos "invisíveis" está sendo usada em uma nova experiência que visa aumentar a eficiência de dispositivos elétricos e termoelétricos. Baseados em estudos anteriores sobre o movimento de ondas eletromagnéticas, os cientistas do projeto se voltam aos experimentos com movimento dos elétrons, essenciais para itens elétricos e termoelétricos.

Normalmente, os elétrons viajam através de um material de forma semelhante ao que se observa em ondas eletromagnéticas, mas nesta experiência os pesquisadores modelaram nanopartículas para manipular a trajetória de elétrons.
Em simulações de computador, a ideia parece funcionar, e agora a equipe quer construir dispositivos reais para ver se é possível obter o desempenho esperado. "Este foi um primeiro passo, uma proposta teórica", diz Bolin Liao, estudante do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e um dos idealizadores da experiência.

Embora o conceito inicial tenha sido elaborado com base em partículas embutidas em um substrato semicondutor normal, os cientistas querem descobrir se os resultados podem ser replicados em outros materiais, tais como as folhas de grafeno, conhecidas por fazer a eletricidade fluir mais rápido.

Segundo os pesquisadores o impulso inicial "era otimizar os materiais usados ​​em dispositivos de termelétricas, que requerem uma combinação de características que são difíceis de obter - condutividade elétrica elevada, mas baixa condutividade térmica). Poucos materiais oferecem estas características contraditórias, mas as simulações mostram que a camuflagem de elétrons poderia atender a esses requisitos excepcionalmente bem.

Além de otimizar o fluxo de energia, tal técnica de camuflagem de elétrons também pode levar à criação de um novo tipo de switch para dispositivos eletrônicos. Mas por enquando, os pesquisadores se limitam a dizer ainda estão "só no começo".

Fonte: Terra




Nenhum comentário:

Postar um comentário