Mundialmente, a
comemoração do Dia das Crianças teve início em novembro de 1959, quando o Fundo
das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) - órgão da Organização das Nações
Unidas (ONU) - oficializou a Declaração Universal dos Direitos da Criança. A
partir de então, o mês passou a ser dedicado aos pequenos, em muitos países. Já
no Brasil, a data foi oficializada na década de 1920, mas só ganhou força anos
mais tarde, após grande campanha comercial de uma fábrica de brinquedos.
A criação festividade em homenagem às crianças
brasileiras foi indicada pelo deputado federal Galdino do Valle Filho, após a
realização do 3º Congresso Sul-Americano da Criança, que aconteceu em 1923, na
cidade do Rio de Janeiro. Um ano depois do evento, Arthur Bernardes, então presidente
do Brasil, aprovou por meio do decreto de número 4.867, no dia 05 de novembro
de 1924, a data de 12 de outubro como o Dia das Crianças.
Ao contrário do que se vê hoje em dia, a data ficou
esquecida no calendário, sem nenhum tipo de comemoração durante anos. Contudo,
em 1955, por iniciativa de um diretor da fábrica de brinquedos Estrela, foi
lançada pela primeira vez a "Semana do Bebê Robusto", iniciativa para
aumentar as vendas da
marca sem ter que esperar a chegada do Natal, época conhecida entre os lojistas
pelo crescimento no gráfico de vendas. A campanha comercial tinha como
carro-chefe uma linha de bebês rechonchudos feitos de plástico.
"Como a ideia foi bem-sucedida, escolheram um
único dia para fazer a comemoração: 12 de outubro", afirma Marcelo Duarte,
em seu livro "A origem de datas e festas", da editora Panda Books. A
data coincide com o feriado do dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora
Aparecida.
Para fortalecer a data, que passou a ter peso
comercial, a marca de cuidados e higiene pessoal Johnson & Johnson,
reforçou sua estratégia de marketing no mês de outubro com a campanha
"Bebê Johnson", concurso de beleza infantil realizado pela primeira vez
em 1965. Assim, a indústria foi a grande responsável por impulsionar a
comemoração do dia 12 de outubro, no Brasil, firmando a data na memória de
varejistas e consumidores, o que justifica a grande distribuição de presentes
para os pequenos nesse período.
Fonte: Agência Hélice
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