sábado, 22 de setembro de 2012

ESTUDANTES BRASILEIROS IRAM REPRESENTAR O PAÍS NA ARGENTINA


Depois de serem premiados com medalhas na Olimpíada Internacional de Química realizada em Washington, nos Estados Unidos, quatro estudantes brasileiros voltam a representar o Brasil em outra competição internacional. O paulista Daniel Hara, e os cearenses Gabriel Mathews Pinheiro, Ramon Gonçalves da Silva e Vitória Nunes Medeiros embarcam neste sábado (22) rumo a Argentina para disputar a Olimpíada Ibero-americana de Química. Todos são estudantes do ensino médio.

Nas últimas quatro competições, o Brasil conquistou o primeiro lugar na somatória de pontos. A expectativa é de que o resultado deste ano também seja bom. Os garotos estão motivados e bem preparados. Porém, teremos de enfrentar a Argentina, que tem uma equipe forte e é anfitriã do evento", diz Sérgio Mello, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), que acompanhará o grupo.


A abertura do evento ocorre neste domingo (23). Os competidores terão de fazer uma prova prática no laboratório na segunda-feira (24) como por exemplo, determinar a composição de uma mostra desconhecida; e a avaliação teórica com sete problemas na quarta-feira (26). Os exames são aplicados individualmente. A delegação retorna para o Brasil no dia 3 de outubro.
A olimpíada reúne estudantes da Argentina,Bolívia, Brasil, ChileCosta RicaCubaColômbiaEl SalvadorEspanhaGuatemala,MéxicoPeruPanamá, Paraguai, PortugalVenezuela e Uruguai. Cada país participa com uma equipe de até quatro estudantes, não universitários, com idade inferior a 19 anos, escolhidos em processo seletivo de abrangência nacional. O concurso começou na Argentina em 1995 e a cada ano ocorre em um país diferente.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário