sexta-feira, 28 de setembro de 2012

ESPAÇO CIÊNCIA EM OLINDA SURPREENDE MAIS UMA VEZ


Em comemoração aos seus 18 anos, o Espaço Ciência, em Olinda, inaugurou a exposição NanoExplora, na manhã desta sexta feira (28). Com o objetivo de apresentar os benefícios científicos que a aplicação da nanotecnologia trouxe para o mundo, a mostra NanoExplora, no Espaço Ciência, em Olinda, oferece aos interessados no assunto um microscópio capaz de aumentar o objeto de estudo um bilhão de vezes, permitindo a visualização até dos átomos das estruturas.

“A exposição foi toda montada aqui. É demonstração da expertise de montar uma exposição de ponta sobre um tema de ponta. Com este microscópio conseguimos ver o que acontece na escala atômica, por isso conseguimos 'ver' os átomos da superfície. O átomo, que é composto por elétrons, tem uma enorme densidade eletrônica. Por isso, com o equipamento, identificamos as regiões de maior densidade eletrônica”, afirmou o diretor do Espaço Ciência, Antonio Carlos Pavão. Chamado microscópio de tunelamento, o equipamento é comumente usado em pesquisas e estudos de manipulação da matéria numa escala atômica e molecular.

Outra atração da exposição é o "Giroscópio", um modelo gigante da molécula de fulereno (descoberta pelos cientistas Harold Walter Kroto e Richard Errett Smalley). A estrutura conta com uma cadeira para que o visitante gire de ponta a cabeça (ou como desejar) dentro dos 60 átomos de caborno da simulação.

"Não se sabia como os carbonos estavam distribuídos. Aí, Kroto olhou para uma bola de futebol e matou a charada. Essa estrutura em forma de pentágono é feita de hexágonos interligados. Portanto, para você fazer uma bola precisa saber contar os pentágonos, isso é um cálculo matemático. É considerada a mais bela das moléculas. A sua descoberta abriu um novo mundo em aplicações para a nanotecnologia. Bolamos esse Giroscópio agora, inédito no mundo", explicou Pavão.

Edryenne Freitas, de 21 anos, estudante da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) experimentou dar várias voltas da estrutura e aprovou a invenção. "Gostei, é bem legal. Fiquei só um pouco tonta, mas nada demais. Parece que você está num brinquedo de um parque de diversões", disse.

A mostra ainda conta com o nanotubo aumentado em um bilhão de vezes e uma tela que disponibiliza um canal de comunicação com cientistas de outros países via Skype.

Fonte: G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário