terça-feira, 25 de setembro de 2012

ALBERT EINSTEIN TEM CÉREBRO EXIBIDO EM APLICATIVO



Um aplicativo para iPad que custa US$ 9,99 está disponibilizando imagens detalhadas do cérebro de Albert Einstein, informa a agência AP. As imagens foram obtidas de slides de fatias do cérebro do cientista, feitas logo após a morte de Einstein, em 1955, por um museu de medicina de Chicago. A aplicação permitirá um passeio "microscópico" na massa cinzenta do cientista. "Não posso esperar para ver o que irão descobrir, disse o consultor do Museu Nacional de Saúde e Medicina de Chicago Steve Landers. "Gosto de pensar que Einstein estaria animado com a ideia", opina Landers.
Segundo a AP, depois que Einstein morreu, um patologista chamado Thomas Harvey fez uma autópsia, removendo o cérebro, na esperança de que no futuro se pudesse descobrir mais sobre os segredos por trás da genialidade do cientista. A ideia de disponibilizar o cérebro de Albert Einstein também passa pelo conceito de descobertas participativas, onde várias pessoas, profissionais ou não, dão o seu contribuição na tentativa de descobrir algo novo.
Num estudo realizado em 1999, se descobriu que a região do cérebro de Einstein responsável pela compreensão da linguagem, matemática e relações espaciais era 15% maior que o normal. Para o neurocientista Phillip Epstein, o aplicativo vai permitir que os usuários desvendem o cérebro de Einstein em maior profundidade. Apesar de os pedaços de cérebro estarem distribuídos por zonas cerebrais, não existe um mapa que diga onde exatamente se encontrava cada amostra digitalizada.
Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário