sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

LISTA DOS APROVADOS NO PROUNI É ANTECIPADA PELO MEC


O MEC (Ministério da Educação) decidiu antecipar a divulgação da lista dos estudantes selecionados para receber bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos). O resultado, que estava previsto para domingo (22), já está disponível no sitedo programa.

As inscrições para participar do processo seletivo foram encerradas na última quinta-feira (19) com recorde de inscritos. Ao todo, 1.208.398 se cadastraram no programa. Como cada estudante teve o direito de fazer duas opções de cursos, o número de inscrições chegou a 2.323.546. 

São disputadas 195.030 bolsas de estudo, sendo 98.728 integrais e 96.302 parciais, de 50% da mensalidade, em 1.321 instituições particulares de educação superior de todo o país. 

Segundo levantamento feito pelo MEC (Ministério da Educação), São Paulo foi o Estado com maior procura pelos alunos, com 211.431 inscritos. Em segundo lugar, Minas Gerais com 151.437. A Bahia está em terceiro lugar com 92.983 inscritos, seguida de Rio Grande do Sul, com 82.046, e Rio de Janeiro, com 73.534. 

O candidato pré-selecionado nesta primeira chamada do ProUni terá até o dia 1º de fevereiro para comparecer à instituição de ensino para apresentar a documentação e providenciar a matrícula.


A segunda chamada está prevista para 7 de fevereiro, com prazo para matrícula e comprovação de informações até o dia 15.

Quem participa 

Para concorrer à bolsa, o candidato deve ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2011 e obtido nota mínima de 400 pontos. Também é necessário que o estudante tenha cursado o ensino médio em escola pública. Caso o candidato tenha passado tanto por instituições públicas quanto privadas, é necessário provar que teve bolsa integral para cursar o ensino particular. 

As bolsas integrais contemplarão os candidatos que tenham renda inferior a um salário mínimo e meio (R$ 933). Para quem tem renda até três salários mínimos (R$ 1.866), podem ser concedidas bolsas de 25% a 50%. Os indígenas, negros, pardos e pessoas com deficiência devem pleitear bolsas referentes a ações afirmativas, segundo a portaria. 

Para a pré-seleção, a análise será feita da maior para a menor nota. Mas a vaga só estará garantida após participação e aprovação nas fases seguintes do processo. As instituições de ensino superior cadastradas deverão divulgar o número de bolsas para cada curso e turno oferecidos.

Fonte: R7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário