sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

ACORDO ENTRE BRASIL E HOLANDA CRIA O CIÊNCIAS SEM FRONTEIRAS

  

Acordo de cooperação firmado nesta terça-feira (17) entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e a Organização Neerlandesa para Cooperação Internacional em Educação Superior (Nuffic) cria um módulo do programa Ciência sem Fronteiras (CsF) denominado de Ciência sem Fronteiras Holanda (CsF Holanda).
O documento assinado pelo presidente do CNPq, Glaucius Oliva, e pelo diretor da Nuffic, Remon Daniel Boef, estabelece que o CsF Holanda será definido de acordo com o objetivo do CsF e em conformidade com o interesse de ambos os países. A intenção é que o módulo seja implementado em breve, pois o ano acadêmico holandês começa em setembro próximo.
Por ano letivo o acordo prevê 200 bolsistas no âmbito da graduação sanduíche, 200 na modalidade de doutorado sanduíche, 100 para doutorado pleno e 100 bolsistas de pós-doutorado para estudos e pesquisas na Holanda.

O CsF Holanda financiará bolsas de estudo para estudantes de graduação por um período de até 13 meses, excepcionalmente até 15 meses, com a finalidade de estudos e estágio; para doutorandos, que no âmbito das pesquisas de sua tese, a ser defendida no Brasil, queiram realizar pesquisas na Holanda por um período de até 12 meses (doutorado sanduíche); para doutorandos, que no âmbito de suas pesquisas para a sua tese a ser defendida no Brasil, queiram pesquisar na Holanda por um período de até 12 meses, prorrogável por mais 12 (doutorado sanduíche 2).

Também serão concedidas bolsas de doutorado na Holanda de até 36 meses, prorrogável por mais 12 meses (doutorado pleno); para pós-doutorado, visando a pesquisas por até 12 meses na Holanda, prorrogável por mais 12 meses, e bolsa de pós-doutorado, visando a pesquisa por até 12 meses, prorrogável por mais 12 meses, na Holanda (pós-doutorado 2).

Requisitos - De acordo com as definições do programa CsF, são elegíveis para o CsF Holanda estudantes de cursos de graduação com bom desempenho escolar; estudantes de doutorado que visam ao doutorado sanduíche com defesa de tese no Brasil; doutorando que visam a defender a tese na Holanda, na modalidade de doutorado individual ou em um programa de doutorado estruturado, ou seja, por meio da participação do estudante de um curso de doutorado, que prevê a elaboração da tese e a participação em disciplinas, e doutorandos que pretendem realizar pesquisa na Holanda.

O Nuffic criará um portal CsF Holanda com informações específicas sobre a oferta das universidade e instituições de pesquisas holandesas para os interessados no programa, bem como para facilitar a alocação dos bolsistas. O valor das bolsas a serem pagas pelo CNPq é de 870 euros para graduação sanduíche, de 1300 euros para doutorado e de 2.100 euros para pós-doutorado, sendo que estes valores são passíveis de reajuste.    



Fonte: Cienciasemfronteiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário