quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

CAPÍTULOS DA NOVELA ENEM PARECE SER INFINITOS


O Ministério Público Federal entrou com pedido na noite desta terça-feira (24) para que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) entregue à Justiça todos os cadernos de prova do pré-teste do Enem realizado no colégio Christus, de Fortaleza. A assessoria de imprensa do Inep informou que o órgão cumprirá o que for decidido pela Justiça.

O pedido do MPF é para que o Inep, responsável pela prova do Enem, apresente o material em até 72 horas, a partir do momento em que a Justiça acate o pedido. "Isso explica como ocorreu o vazamento", afirma o procurador da República no Ceará, Oscar Costa Filho, autor da ação, sobre o vazamento de 14 questões do Enem para alunos do Christus uma semana antes da prova do Enem. Segundo MPF, o inquérito da PF comprova que o vazamento foi maior do que 14 questões.
De acordo com o procurador, a medida se justifica porque o inquérito da Polícia Federal cita de forma superficial que o único banco de dados utilizado para a prova do Enem de 2011 foi o do pré-teste de 2010. "32 cadernos foram aplicados. Porque vazou? Porque pegaram dois cadernos", acrescenta. Para Costa Filho, o vazamento pode ter sido ainda maior. "O colégio Christus disponibilizou os cadernos 3 e 7, nos quais coincidiram 14 questões. Nada me garante que eles não pegaram todos", argumenta.
Costa Filho afirma ter se baseado em depoimentos de pessoas que fizeram a prova e disse que a maioria das questões do Enem 2011 foram usadas no pré-teste de 2010. "O MEC não estava em condições de fazer a prova porque não tinham itens suficientes no banco pré-testado. O que aconteceu? Eles tiveram de usar aqueles itens que foram pré-testados em 2010, que estavam disponíveis", afirmou.
Ainda segundo o procurador, em qualquer caderno que fosse copiado havia questões coincidentes com a prova. "Isso está no relatório da Polícia Federal e isso está favorecendo a fraude. Quem tem acesso ao pré-teste, tem acesso à prova". O Inep diz que só se pronunciará sobre o assunto após ser intimado judicialmente.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário