O futuro das transformações
educacionais no mundo está na inovação, na inclusão e na incorporação de
tecnologias digitais no aprendizado - mas a importância do professor em sala de
aula não diminui. A avaliação é do professor de Educação Andrew Hargreaves, da
Lynch School of Education da
Boston College, nos Estados Unidos.
Consultor de organizações
como o Banco Mundial, Unesco e a Organização para a Cooperação e
Desenvolvimento Econômico (OCDE) e autor de livros que são referência no
assunto, Hargreaves vê na dinâmica adotada em alguns países desenvolvidos um
modelo para resgatar a qualidade da educação. Essa mudança passa por uma
formação mais rigorosa dos educadores, bem como políticas de incentivo à
profissão.
Hargreaves discute também
como a ideia do design thinking pode aproximar professores e alunos, além de
promover um aprendizado adaptado às necessidades particulares de cada estudante
- fugindo, assim, dos padrões utilizados tradicionalmente. "O design
thinking trata de aproximar mudanças ou inovações de uma organização por meio
da ideia de que todos os esforços têm um design ou uma arquitetura implícitos,
baseados em suposições sobre como as pessoas se comportam, o que as motiva e
como eles mudam", explica.
No livro The Fourth Way: The Inspiring
Future for Educational Change (O
Quarto Caminho: o futuro inspirador para mudar a educação, em tradução livre),
discutiu o termo fourth way para descrever os fatores comuns e os princípios
que caracterizam países e escolas com alto desempenho educacional.
"Em economias
desenvolvidas, o first way das décadas de 1960 e 1970 (os anos de Paulo Freire
no Brasil) tiveram excelentes ideais progressistas de justiça social e
inovação, mas sem meios para alcançá-los. O second way de (Margaret) Thatcher,
(Ronald) Reagan e (Augusto) Pinochet impôs uma forma de ampliação dessa mudança
através da padronização, do controle e da competição de mercado. O third way de
(Bill) Clinton e (Tony) Blair tentou encontrar um meio-termo entre o mercado e
o Estado e proporcionando mais apoio e formação aos professores", explica.
Fourth way trata de um modelo mais democrático, com mais envolvimento da
comunidade e professores com mais autonomia em relação ao governo e
corresponsabilidade sobre os alunos.
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