segunda-feira, 19 de novembro de 2012

REITOR E SERVIDORES SÃO ACUSADOS DE DESVIO DE DINHEIRO



O Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro informou nesta segunda-feira que entrou com uma ação de improbidade administrativa contra o atual reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Carlos Antonio Levi da Conceição, a Fundação Universitária José Bonifácio e mais cinco réus por desvio de mais de R$ 50 milhões dos cofres públicos. Na ação, o MPF questiona contratos firmados entre 2005 e 2009 pelo então reitor Aloísio Teixeira, morto este ano.

O atual reitor teria participado do esquema à época como pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UFRJ. De acordo com o MPF, o grupo teria usado recursos públicos que deveriam ter sido repassados ao caixa da UFRJ e serem registrados no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi). O valor desviado, segundo os procuradores, seria de R$ 52,8 milhões, proveniente de dois convênios e de um contrato entre a universidade e o Banco do Brasil.

Segundo o MPF, a operacionalização do desvio do dinheiro arrecadado do Banco do Brasil foi feita por intervenção da Fundação de Apoio José Bonifácio, mediante a cobrança de uma indevida taxa de administração. Na ação, o Ministério Público pede o afastamento do reitor e de outros funcionários públicos e cobra o pagamento de multa de até duas vezes o valor do dano e o ressarcimento integral do prejuízo causado aos cofres públicos.
Em nota, a UFRJ disse que a contratação direta das fundações de apoio às universidades federais é "comum" a todas as universidades federais e está prevista na legislação. "Havendo total previsão legal, não poderia, portanto, ser configurado como desvio de verbas". A universidade ainda destacou a importância da parceria com o Banco do Brasil para a execução de obras na instituição.
"O referido contrato com o Banco do Brasil permitiu, através do aporte de recursos repassados pelo banco à FUJB, em 5 parcelas anuais, a realização das obras do nosso restaurante universitário central, de inquestionável e relevante função social, e, sempre no interesse público da UFRJ, os recursos restantes foram investidos em mais de 200 eventos acadêmicos, mais de 50 intervenções e obras de diferentes tipos e portes necessárias para recuperar parte da infraestrutura física da universidade".

Fonte: Terra



Nenhum comentário:

Postar um comentário