domingo, 25 de novembro de 2012

PROVA DO ENADE ESTÁ SENDO REALIZADA HOJE


O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) deste ano será aplicado neste domingo para 587,3 mil alunos de 1,8 mil instituições de ensino superior. A prova é obrigatória para receber o diploma universitário, já que o exame é um componente curricular da graduação.
O Enade é usado pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar a qualidade de cursos e instituições de ensino públicas e particulares de todo o País. A prova, com 40 questões, será aplicada às 13h (hora de Brasília) de domingo. Para saber o local, o aluno pode consultar o sistema do Enade com o número do CPF. O resultado será divulgado até 25 de dezembro.
É recomendado que os estudantes cheguem aos locais do exame com pelo menos 45 minutos de antecedência. É preciso levar um documento de identidade com foto, além do cartão de informação de cada candidato inscrito. A folha de respostas deve ser preenchida com caneta esferográfica preta.
São obrigados a fazer a prova os universitários que tenham expectativa de se formar até julho de 2013 ou que tenham cursado mais de 80% da carga horária mínima do currículo até o período da inscrição. No Enade deste ano não haverá processo de amostragem - todos fazem a prova.
Neste domingo, serão avaliados os cursos de administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo. Os cursos superiores de tecnologia das áreas de gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais também serão avaliados.
De acordo com informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, o Estado com maior número de inscritos é São Paulo (160.197). Em seguida, vêm o Paraná (65.040), Minas Gerais (54.718), o Rio de Janeiro (51.580) e o Rio Grande do Sul (37.371).

Sanções para desempenho ruim

Um desempenho ruim no Enade - assim como em outras avaliações - pode levar o MEC a colocar um ou mais cursos, ou a instituição de ensino como um todo, em regime de supervisão especial. Nesse processo, o MEC informa as medidas que devem ser adotadas para sanar as deficiências observadas, com prazo de dois semestres para a realização de nova avaliação, a fim de verificar se as correções foram atendidas.

Caso as orientações do ministério não tenham sido cumpridas, a instituição fica sujeita à abertura de processo administrativo e a penalidades como desativação de curso, suspensão de ingresso de novos alunos ou até descredenciamento da entidade. No último caso, os alunos são transferidos para outras instituições

Fonte: Terra




Nenhum comentário:

Postar um comentário