sexta-feira, 2 de novembro de 2012

ESTUDANTES POTIGUARES RECLAMAM DO HORÁRIO DAS PROVAS DO ENEM



O Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, acontece em todo país no sábado (3) e domingo (4), às 13h, seguindo o horário de Brasília. Mas, como o Rio Grande do Norte não acompanha o horário brasileiro de verão, os potiguares terão que chegar uma hora mais cedo aos locais de prova. No estado, o exame começa às 12h. A diferença no horário, mais uma vez, desagrada os candidatos norte-rio-grandenses.

Até para quem já tem experiência no Enem, o horário das provas é visto como uma desvantagem. Vitor Sales tem 17 anos e fará o teste pela segunda vez. Na primeira, em 2011, conseguiu boas notas. Tanto que foi aprovado para o curso de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Porém, não pôde realizar a matrícula porque ainda não havia terminado o Ensino Médio. A aprovação o deixa mais confiante, mas o horário da avaliação gera uma preocupação para o candidato.

“Eu e meus colegas de turma achamos péssimo fazer prova ao meio-dia. O nosso organismo se adapta a um horário durante todo o ano. Aí, bem no dia da prova, temos que almoçar às 10h para dar tempo de se deslocar e chegar ao local de prova com, pelo menos, uma hora de antecedência”, desabafou.

Vitor também lembrou que as questões têm muitos textos, sendo necessário interpretar bem os enunciados para encontrar a resposta correta. “E com o calor do meio-dia do Nordeste é bem difícil”, acrescentou.

Para que o horário não seja empecilho, o professor Carlos André orienta que os candidatos levem água para a prova e usem roupas leves. Além de se programar para almoçar cedo e levar um lanche.  "Como os alunos irão almoçar muito cedo, um lanche à tarde fará toda a diferença. Uma barrinha de cereal já é o suficiente para melhorar o rendimento, já que a fome prejudica o raciocínio. O Enem exige muita concentração. Então, o aluno deve evitar qualquer desconforto. O ideal é que nada chame mais atenção do estudante do que a prova”, ressaltou.
Para Vitor, o segredo do Enem é concentração. Por isso ele vai seguir as dicas do professor. “As respostas da prova estão nos longos textos dos enunciados, tem que interpretar. Se algo incomodar, e tirar o foco, a gente vai perder tempo. E o tempo é precioso, já que a prova do Enem é muito longa”, afirmou.

Fonte: G1




Nenhum comentário:

Postar um comentário