quarta-feira, 10 de outubro de 2012

TECNOLOGIA WI-FI É TESTADA EM CARROS PARA EVITAR COLISÕES



O futuro da indústria automotiva pode estar na tecnologia wi-fi. Pelo menos é nisso que está apostando o Instituto de Pesquisa em Transporte da Universidade de Michigan (UMTRI). Em agosto, o instituto começou a testar uma tecnologia anticolisão wireless em 3 mil carros na cidade de Ann Arbor, no estado de Michigan, Estados Unidos. O projeto, chamado Safety Pilot Model Deployment (algo como "modelo de piloto de segurança"), é o maior estudo de carros conectados - ou smart cars, como estão sendo chamados - já feito. 


Com o objetivo de evitar acidentes, o UMTRI instalou nos 3 mil automóveis de voluntários dispositivos de comunicação entre veículos que transmitem e recebem informações de velocidade, localidade e direção. Assim, motoristas são alertados de possíveis colisões por mensagens de áudio. Uma câmera foi instalada nos carros para filmar como os motoristas reagem aos alertas, para que os pesquisadores possam analisar as imagens posteriormente. 

A pesquisa é uma parceria do Instituto com o Departamento de Transporte dos Estados Unidos, que investiu US$ 22 milhões na ação. O primeiro período de testes durará um ano, mas o programa completo se estenderá por 30 meses. Os resultados do projeto ficarão disponíveis para que a indústria dos transportes use os dados para o desenvolvimento de outros projetos de segurança automotiva, mobilidade e sustentabilidade.


Fonte: Cartola



Nenhum comentário:

Postar um comentário