domingo, 7 de outubro de 2012

SPACEX TENTARÁ NESTE DOMINGO NOVA MISSÃO



Após o sucesso do voo de sua cápsula Dragon para a Estação Espacial Internacional (ISS), em maio passado, a empresa americana SpaceX tentará no domingo a primeira de 12 missões de abastecimento previstas no âmbito de um contrato com a Nasa. A SpaceX inaugurou uma nova era no transporte espacial em órbita ao conseguir em maio, durante seu voo de demonstração, acoplar a primeira nave privada à ISS, que retornou sem problemas à Terra uma semana depois, pousando no oceano Pacífico.
"O lançamento do domingo (...) marca o verdadeiro início dos voos comerciais de transporte de provisões em direção à ISS para a Nasa", declarou na sexta-feira o diretor da agência espacial americana Charles Bolden durante uma coletiva on-line via Google com o diretor-geral da SpaceX, o multimilionário Elon Musk, fundador da sociedade. "Queria lembrar que se tratará da segunda vez, apenas, que tentaremos ir à ISS e há, sem dúvida, riscos de que algo não funcione", afirmou com prudência Musk.
O lançamento do foguete de dois estágios Falcon 9, que transporta a cápsula Dragon, está previsto para as 00H35 GMT de segunda-feira (21h35 de Brasília) a partir da base da força aérea em Cabo Cañaveral (Flórida, sudeste), nas proximidades do centro espacial Kennedy. Caso a operação não possa ser realizada no domingo, uma nova tentativa está prevista para os dias 8 e 9 de outubro.
A cápsula não tripulada, de seis toneladas de peso, ativará suas duas antenas solares antes de iniciar seu trajeto em direção à ISS, onde sua chegada está prevista na quarta-feira, dia 10 de outubro. A Dragon deve retornar à Terra no dia 28 de outubro, com um pouso de paraquedas no oceano Pacífico, na costa do sul da Califórnia. A cápsula transportará cerca de 454 quilos de equipamento, incluindo materiais essenciais para a realização de 166 experiências científicas por parte dos seis integrantes da tripulação atual da ISS, a Expedição 33, composta por dois americanos, entre eles uma mulher, um japonês e três russos.
Fonte: AFP


Nenhum comentário:

Postar um comentário