terça-feira, 2 de outubro de 2012

ROBÔ DE QUASE 2 METROS É OPERADO PELA INTERNET



A Escola Técnica Rezende-Rammel (ETRR), no Lins de Vasconcelos, Rio de Janeiro, realiza a partir desta terça-feira a 20ª Mostra Tecnológica, que vai até o dia 4 de outubro. Serão apresentados 135 projetos de alunos dos cursos técnicos de Petróleo e Gás, Gestão Empresarial, Química, Telecomunicações, Eletrônica, Mecatrônica, Eletrotécnica, Informática e Mecânica. A entrada é franca e o evento é aberto ao público.
O destaque do evento será o Droidnet, um robô de quase dois metros de altura, operado remotamente pela internet e que reproduz som e imagem do local de onde está. Esse projeto irá participar das feiras de tecnologia mais importantes do país: a Expotec Rio (realizada pela CEFET), além da Mostratec (RS) e da Febrace (SP), essas duas filiadas à Intel ISEF (Feira Internacional de Ciências e Engenharia).
Outra novidade será a I.W.A (Intelligent Wheelchair Accessible), uma cadeira de rodas inteligente totalmente motorizada. Além de utilizar uma bateria acoplada que pode ser carregada pela luz solar ou pela tomada, o protótipo possui ainda uma cobertura que é acionada por sensores ou pelo cadeirante para protegê-lo da chuva. "A ideia é que se evite contrair gripe, resfriado e, até mesmo, uma pneumonia", ressalta o estudante João Pedro, criador e idealizador do projeto.
Segundo o aluno, a cadeira também pode ser controlada pelo movimento da cabeça: "Quando a pessoa move a cabeça para frente, ela anda também para frente. É um modo mais adequado para paraplégicos e principalmente para tetraplégicas usarem a cadeira com mais autonomia", explica o jovem inventor, que também mostrará seu experimento na Expotec Rio, entre os dias 17 e 19 de outubro.
A mostra ainda apresentará um projeto premiado nas feiras Mostratec e Intel ISEF, um mecanismo robótico chamado Multitron, que tem duas finalidades: ser uma ferramenta didática e servir para testes em indústrias.
Segundo o aluno Luís Felipe, criador do Multitron, ele pode ser usado como um "kit educacional", em que o aluno pode pôr em prática suas aulas de robótica/informática, mecânica e eletrônica. Já na indústria, seria utilizado como robô de testes. "O projeto foi todo desenvolvido com materiais reutilizados e de baixo custo", enfatiza.
Fonte: Terra


Nenhum comentário:

Postar um comentário