sábado, 13 de outubro de 2012

LICITAÇÃO DO ENEM É INVESTIGADA PELA PF



A Polícia Federal investiga indícios de fraude em contratos de informática para a segurança do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) firmados pela gestão do ex-ministro da Educação e candidato à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad (PT). O inquérito, em andamento na Superintendência da PF em Brasília, apura suspeitas em licitação no Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo teste.
Aberta em novembro de 2011 a pedido do Ministério Público Federal, a investigação mira contratos assinados naquele ano pela gestão de Haddad. Os dois órgãos atuam em parceria com o núcleo de inteligência da Controladoria-Geral da União, que pedirá a quebra de sigilos de alguns dos envolvidos e o cruzamento de dados fiscais das empresas. Membros do Inep e do Ministério da Educação (MEC) que ocupavam postos-chave na gestão Haddad estão sendo convocados para prestar depoimento.
Em nota, o ex-ministro Fernando Haddad afirmou que, ao tomar conhecimento das suspeitas sobre os contratos, por meio de reportagens, determinou, em novembro de 2011, a suspensão de pagamentos às empresas e a análise do caso pela equipe de auditoria do Inep. Segundo o candidato a investigação em andamento no Tribunal de Contas da União é a continuidade de apuração dada início por ele.
Na sexta-feira, o jornal Folha de S. Paulo já havia noticiado que uma auditoria do Tribunal de Contas da União também encontrou irregularidades nessa mesma concorrência, que soma 42,6 milhões de reais. A contratação foi ordenada em maio do ano passado, após problemas na realização de edições do Enem. As vencedoras foram Ata Comércio e Serviços, DNA Soluções Inteligentes, Jeta Soluções e Serviços e Monal Informática. Segundo evidências, um mesmo grupo criou, em nome de laranjas, três das quatro empresas que venceram lotes da licitação.

Fonte: Agência Estado







Nenhum comentário:

Postar um comentário