terça-feira, 18 de setembro de 2012

ÍNDIA VAI LANÇAR MISSÃO ESPACIAL A MARTE



A Índia já tem data marcada para lançar sua primeira missão espacial a Marte. Nesta segunda-feira, o presidente da Organização Indiana de Investigação Espacial  (ISRO, na sigla em inglês), K. Radhakrishnan, anunciou que uma sonda não tripulada deverá ser enviada ao espaço no dia 27 de novembro de 2013. Nesse dia, Marte estará mais próximo da Terra, justificou Radhakrishnan, ao falar a jornalistas na cidade de Bangalore.
A sonda não tripulada orbitará o planeta vermelho para, segundo o presidente do ISRO, estudar a atmosfera e as condições de vida do planeta. 
O lançamento já tinha sido confirmado em meados de agosto pelo premiê indiano, Manmohan Singh, durante seu discurso na celebração do aniversário de independência do país. Os planos para Marte marcam uma nova etapa no ambicioso programa espacial indiano, considerado motivo de orgulho nacional. Há três anos, o país enviou uma sonda, chamadaChandrayaan-1, à lua, onde encontrou água. Os indianos também querem viabilizar uma primeira missão tripulada ao espaço em 2016. 
K. Radhakrishnan confirmou as previsões do primeiro-ministro e estimou o custo da missão a Marte em aproximadamente 5 bilhões de rúpias, o correspondente a 90 milhões de dólares. 
Estados Unidos, Rússia, Europa, Japão e China enviaram missões a Marte. Atualmente, o robô norte-americano Curiosity explora a superfície do planeta há cerca de um mês. 
Fonte: Veja




Nenhum comentário:

Postar um comentário