sexta-feira, 23 de março de 2012

YOUTUBE VAI REALIZAR EXPERIMENTOS NO ESPAÇO


Recentemente o Googlelançou um desafio, em parceria com a Lenovo, aos estudantes de todo mundo: elaborar ideias para experiências científicas no espaço. O concurso, chamado de "YouTube SpaceLab", escolheu seus vencedores e, agora, os experimentos sugeridos serão realizados e transmitidos ao vivo pelo canal de vídeos.

As duas equipes vencedoras desenvolveram experiências bastante ousadas. Dorothy e Sara, duas garotas americanas, se inspiraram em estudos que mostraram como bactérias criadas no espaço se tornaram mais contagiosas do que as bactérias na Terra. Portanto, a ideia é enviar bactérias à estação espacial para ver se a introdução de nutrientes e compostos diferentes pode impedir o crescimento delas. Se a hipótese delas estiver correta, elas sugerem que estudos mais aprofundados poderiam fornecer novas ferramentas para lutar contra germes na Terra.

Já o outro ganhador, um egípcio chamado Amir, sugere fazer experimentos com aranhas-zebras. Segundo o site do projeto, este aracnídeo pula sobre suas presas ao invés de prendê-las, por isso, a ideia é ver como este bote aconteceria na microgravidade. Como o estudante acredita que a aranha não vai conseguir capturar a presa, ele quer descobrir se ela vai conseguir adaptar seu comportamento e irá aprender a caçar de outra maneira.

Ambas as equipes receberam treinamento de como se comportar em um ambiente de gravidade zero e puderam visitar o Air Udvar-Hazy & Space Museum. Os experimentos serão enviados à Estação Espacial Internacional no segundo semestre e deverão ser realizados até o final do ano. Até lá, os vencedores poderão escolher entre dois prêmios: uma viagem para o Japão para acompanhar o lançamento de um foguete ou um curso de uma semana com astronautas russos.

Para quem quiser conferir, as aventuras no espaço serão transmitidas ao vivo pelo YouTube.

Fonte: Olhar Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário