quarta-feira, 7 de março de 2012

UNESP OFERECE 20 BOLSAS DE DOUTORADO PARA ESTRANGEIROS


A Unesp oferece 20 bolsas de doutorado para pesquisadores não brasileiros ligados a instituições de ensino superior de qualquer país ibero-americano (América Latina, Caribe, Espanha e Portugal) que prioritariamente estejam integradas à Associação Universitária Ibero-Americana de Pós-Graduação (Auip). O prazo para se inscrever termina no dia 15 de março.
A ação é uma linha de atuação do Programa de Apoio a Estudantes estrangeiros de Doutorado (PAEDEx) da Unesp, mantido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação. Segundo a pró-reitora de pós-graduação, Marilza Rudge Ramos, a medida aumenta a participação da Unesp na formação de recursos humanos para a investigação e enriquece o ambiente acadêmico da instituição com alunos de diferentes culturas.
"Também desejamos incrementar nossas relações de cooperação com instituições ibero-americanas e contribuir para aumentar a qualificação de professores e investigadores desses países", diz a professora, que também é diretora regional da Auip no Brasil.
A bolsa tem duração de no máximo 48 meses, num valor de R$ 1.800 por mês (cerca de U$ 1.050). Não há gastos com matrícula ou taxas de inscrição, e assim que o candidato fizer a matricula na Universidade, receberá uma ajuda adicional de R$ 1.800 para os gastos iniciais de instalação. No caso de o bolsista já estar matriculado em um curso de doutorado na Unesp, a bolsa será concedida somente para o período de tempo restante até a finalização do programa.
Parte da pesquisa pode ser realizada na universidade de procedência. Nesses casos, a bolsa só será efetivada durante os meses nos quais o pesquisador permaneçer na Unesp. Como o primeiro ano de formação é de natureza fundamentalmente presencial, o estudante de doutorado deve ficar ao menos dez meses para cumprir esse período. Para mais informações sobre o processo de seleção, inscrição e datas, acesse www.auip.org/index.php/becas-auip/563:becas.
Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário