terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

PESQUISA APONTA USP ENTRE AS MELHORES DO MUNDO


A USP (Universidade de São Paulo) foi classificada entre as melhores universidades do mundo no Webometrics Ranking Web of World Universities, que avalia o conteúdo disponibilizado na internet pelas instituições de ensino superior. 

A universidade, que apareceu em 43º lugar na última edição do ranking, subiu este ano para a 20º colocação

Das 20 primeiras colocadas, 16 são americanas. Liderando as melhores universidades estão Harvard University, MIT (Massachusetts Institute of Technology) e Stanford University. 

A UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), que no ano passado estava em 150º lugar, este ano pulou para a 71º posição. Também aparecem no ranking deste ano Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), em 122º; UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), em 129º; UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), em 171º; UnB (Universidade de Brasília), em 184º e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), em 193º.

O Webometrics é divulgado duas vezes ao ano desde 2004 e avalia mais de 20 mil faculdades e instituições de ensino superior do mundo todo.

Na classificação, são considerados a visibilidade e o desempenho global da universidade, o que inclui a publicação de artigos e pesquisas - com qualidade - na internet.

O ranking leva em conta quatro aspectos: número de páginas da universidade, número de links externos que relacionam o domínio da instituição, o número de arquivos na rede e o número de publicações científicas na internet. Os três primeiros itens somam 85% da pontuação da faculdade.


Fonte: R7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário