domingo, 5 de fevereiro de 2012

5 MANEIRAS DE ESTUDAR


Você sabe como se preparar para uma prova? Especialistas norte-americanos selecionaram 5 dicas para você estudar. Criar o hábito de testar-se várias vezes antes de um exame ensina o cérebro a recuperar e aplicar o conhecimento da memória

Segundo psicólogos norte-americanos, cada aluno desenvolve uma maneira diferente de estudar, porém alguns não alcançam o objetivo desejado. Isso acontece devido a falta de certos hábito que facilitam o estudo.


Analisando as formas de estudos e os resultados das provas, os pesquisadores chegaram à conclusão de que os estudantes não estão tomando certos cuidados na hora de estudar impossibilitando a compreensão da matéria e os bons resultados nos testes.

Se você pretende melhorar suas notas e atingir seus objetivos escolares, confira as 5 melhores formas de estudar selecionadas por especialistas norte-americanos:

5 melhores formas de estudar: Teste-se

Crie o hábito de testar-se várias vezes antes de um exame. Isso ensina o cérebro a recuperar e aplicar o conhecimento da memória. Segundo Jeffrey Karpicke, professor da Purdue University, nosEstados Unidos, o método é mais eficaz do que ficar lendo o mesmo livro didático várias vezes. Se você estiver enfrentando um teste sobre o sistema digestivo, tente explicar como funciona do início ao fim, ao invés de estudar uma lista com suas partes.

5 melhores formas de estudar: Durma bem

Sono também desempenha um papel no importante antes do teste, mas de duas maneiras inesperadas. Na noite anterior a prova, reveja as matérias mais difíceis antes de ir para a cama. De acordo com Dan Taylor, especialista em sono da Universidade do Norte do Texas, nos Estados Unidos, essa abordagem torna mais fácil o processo de memorização. Ele ainda acrescenta que não devemos acordar mais cedo para estudar, pois uma noite de sono completa também auxilia a memória.

5 melhores formas de estudar: Tenha uma dieta saudável

Todo mundo sabe que você deve comer bem no dia de um grande teste. Segundo pesquisa feita pelaUniversidade de Chicago, nos Estados Unidos, alto teor de carboidrato, fibras e alimentos de digestão lenta, como aveia são os melhores para dar resistência e velocidade de raciocínio antes de qualquer prova.

5 melhores formas de estudar: Não seja multitask

Enquanto muitos adolescentes insistem que estudar enquanto ouvem música ou enviando mensagens de texto aos amigos, a pesquisa realizada pela psicóloga Nicole Dudukovic, da Trinity College, nosEstados Unidos, mostra que ser uma pessoa multitask pode atrapalhar, em meio a distrações eletrônicas, as informações analisadas são pouco absorvidas pelo cérebro.

5 melhores formas de estudar: Fique calmo

Se antes da prova você ainda se sentir ansioso, reserve 10 minutos para escrever as suas preocupações, diz o Dr. Beilock, professor de psicologia na Universidade de ChicagoEstados Unidos. A pesquisa foi realizada com 106 alunos para testar a ansiedade antes do exame. Os estudantes que escreveram seus pensamentos em uma folha a parte da prova obtiveram melhores resultados do que aqueles que ficaram estudando. Segundo ele escrever suas preocupações desabafa o cérebro.

Fonte: Universia

Nenhum comentário:

Postar um comentário