segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

VOTORANTIM PELA EDUCAÇÃO

O ano de 2011 foi marcado por conquistas para o Parceria Votorantim pela Educação – PVE. Mais de 126 mil pessoas se envolveram em 1400 ações de valorização da educação, desencadeadas com o apoio do projeto. O Concurso Tempos de Escola(http://www.blogeducacao.org.br/parabens-aos-vencedores-do-concurso-tempos-de-escola-2/), iniciativa em que alunos escrevem redações sobre a importância da educação, atingiu recorde de inscrições: 2900. Além disso, o projeto recebeu o reconhecimento de importantes instituições nacionais. Certificado comoTecnologia Socialpela Fundação Banco do Brasil; considerado uma boa prática pela iniciativa Benchmarking em Investimento Social Corporativo – BISC(http://www.bisc.org.br/index.asp); e elogiado pelo então Ministro da Educação, Fernando Haddad, por sua metodologia, o projeto inicia 2012 com os desafios de manter os resultados positivos alcançados e ampliar ainda mais o seu impacto sobre a qualificação da demanda pela educação nas comunidades em que o Grupo Votorantim atua.
As novidades para 2012 começam com a ampliação da parceria do Instituto Votorantim(http://www.institutovotorantim.org.br/pt-br/Paginas/home.aspx) com a Comunidade Educativa – CEDAC(http://www.comunidadeeducativa.org.br/), organização que assume o apoio à gestão do PVE. Além disso, este ano, o projeto deve incorporar nove municípios – São Miguel Paulista (SP), Piraju (SP), Matão (SP), Pedro Canário (ES), Mucuri (BA), São Mateus (ES), Ribas do Rio Pardo (MS), Primavera (PA) e Paulista (PE) –, passando a atuar em todas as regiões do país. “Desde 2008, mais de 40 municípios implantaram o Parceria Votorantim pela Educação, com excelentes resultados no engajamento das comunidades e com contribuições importantes para a melhoria da educação pública local. Em 2012, estaremos em 35 municípios”, conta o gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto Votorantim, Rafael Gioielli.
A iniciativa, que começou como piloto em quatro municípios, visa contribuir para a qualificação da demanda por educação. Para tanto, o projeto atua em dois eixos: o engajamento da comunidade, estimulando a mobilização social pela melhoria da educação, por meio de ações de sensibilização e conscientização; e o apoio às políticas públicas de educação e sua implementação nas escolas.
Em 2011, o projeto iniciou um diálogo com as secretarias de educação municipais com a intenção de apoiar o planejamento e execução das políticas públicas. Em 2012, a frente de gestão pública doPVE vai incorporar mais um grupo de trabalho, o dos gestores escolares, a fim de favorecer a implantação dessas políticas no âmbito da escola.
Para auxiliar os grupos locais com o planejamento e o desenvolvimento de ações de mobilização social, o PVEconta com um importante ator, o mobilizador – um funcionário do Grupo Votorantim responsável pela articulação do projeto em sua localidade . Para as temáticas mais técnicas, o mobilizador recebe o apoio de um consultor, que o acompanha nas atividades ao longo do ano.
PVE organiza o ano em quatro ciclos, encontros que têm início com uma rodada de reuniões com os grupos de mobilização e de gestão pública. Nestes ciclos, mobilizador e consultor propõem discussões sobre temáticas relacionadas à educação e apoiam os grupos a planejar ações que possam contribuir para a melhoria da educação em relação a esses temas. “O projeto busca dar suporte aos agentes locais, por meio dos encontros,  para que possam estabelecer e cumprir as metas relacionadas à melhoria da qualidade da educação oferecida em suas cidades”, explica Mariana Franco, coordenadora dos programas de EducaçãoTrabalho e Via, do Instituto Votorantim.
Os temas dos debates dos ciclos são tratados sob o viés do fortalecimento do valor social da educação, da gestão pública e da gestão escolar. Os temas definidos para 2012 são: Planejar para começar com o pé direito (ciclo 1); Todo dia é dia de criança na escola (ciclo 2); Conselho é de todos e para todos (ciclo 3); e Parceria pela Educação (ciclo 4). “Ao final do ciclo 4, realizaremos o Encontro Municipal de Mobilização Social pela Qualidade da Educação, envolvendo atores da comunidade e das gestões pública e escolar”, explica Mariana Franco. 
Para a diretora do Instituto Votorantim, Célia Picon, o projeto se destaca por atuar tanto no campo da demanda quanto no da oferta de educação. “De um lado, apoiamos os gestores públicos e escolares para que possam oferecer uma educação de qualidade para a população; de outro, trabalhamos com as famílias, alunos e comunidades para reforçar o valor social da educação. A qualidade na educação resulta do engajamento, do compromisso e do equilíbrio entre a oferta e a demanda”, elucida a diretora
Fonte: Blog Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário