quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

SORTEIO DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES SERÁ REALIZADO EM SÃO PAULO


O último compromisso oficial no Brasil de Jéromê Valcke nesta quinta-feira definiu a cidade de São Paulo como sede do sorteio da Copa das Confederações, que será realizada no país em 2013. Mesmo fora da competição, uma vez que o estádio do Corinthians não estará pronto a tempo, a cidade receberá o evento em dezembro deste ano, provavelmente no dia 1º.
A Fifa e o Comitê Organizador Local (COL) já confirmaram a realização de jogos da Copa das Confederações em quatro cidades: Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Fortaleza. Recife e Salvador também poderão ser incluídas, dependendo da evolução das obras dos estádios até junho deste ano. A previsão é que o campo corintiano em Itaquera - local da abertura do Mundial - só fique pronto em dezembro de 2013.
A Copa das Confederações contará com os campeões dos continentes, o país-sede e o vencedor da última Copa do Mundo. Assim, já estão confirmados Brasil, Espanha, México, Uruguai e Japão. Os outros representantes serão decididos na Eurocopa deste ano, na Copa das Nações da Oceania também em 2012 e na Copa Africana de Nações de 2013 (a de 2012, que começa no próximo sábado, não vale vaga). As oito equipes serão divididas em dois grupos, que classificam os dois primeiros colocados para as semifinais.
O encontro desta quinta no Rio contou também com a presença de Ricardo Teixeira, presidente da CBF e do Comitê Local Organizador (COL), Ronaldo, membro do conselho de administração do COL, e do ministro do Esporte, Aldo Rebelo. Na reunião, ficou definido como meta a divulgação do slogan da Copa do Mundo de 2014 para março.
O COL confirmou ainda o Rio de Janeiro como “quartel-general” da Fifa durante o Mundial. Algumas opções de locais estão sendo estudadas. No entanto, uma mudança já será feita. O novo escritório do comitê e da Fifa na cidade será no Rio Centro, em Jacarepaguá, a partir deste ano. Até o momento, o COL ficava localizado na Barra da Tijuca.
- Foi uma reunião muito boa para começar o ano de 2012. Considerado chave na organização da Copa do Mundo. É muito importante a presença do ministro, e gostaria de frisar, mais uma vez, que a relação entre Fifa e o governo federal sempre esteve excelente. Estou muito satisfeito de estarmos caminhando juntos, na direção certa – disse o dirigente da Fifa, logo após o encontro em um hotel em São Conrado, Zona Sul do Rio.
O secretário-geral retornará ao país em março acompanhado do presidente da Fifa, Joseph Blatter. A expectativa do francês é que até lá a Lei Geral da Copa já tenha sido aprovada pelo governo brasileiro.
Valcke chegou ao Brasil na última segunda, quando teve uma reunião com Aldo Rebello e Ronaldo em Brasília. Na terça, o secretário-geral visitou as obras de Fortaleza e Salvador, também acompanhado dos dois, e elogiou o trabalho das cidades para 2014. Segundo o francês, a capital cearense é forte candidata a sediar o sorteio final da Copa, no final do ano que vem, enquanto Salvador está praticamente garantida como sede da Copa das Confederações.
Fonte: Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário