segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

MOBILIZAÇÃO PELA EDUCAÇÃO ESTÁ SENDO FEITA EM CIDADE DO ESTADO DA BA

Na última segunda-feira, 16 de janeiro, membros da sociedade civil e do poder público da cidade de Planaltino (BA), que fica localizada a cerca de 350 km de Salvador,participaram da Oficina de Elaboração do Plano Municipal de Mobilização Social pela Educação.
Estiveram presentes no evento técnicos das secretarias de EducaçãoSaúdeAssistência Social; líderes das Igrejas Católica, Batista, Assembleia de Deus, Batista Independente Filadélfia e Cristã do Brasil; grupos de recitais Renascer e Flor de Mandacaru; membros do Conselho Municipal de Educação, do Conselho Tutelar e das escolas das redes municipal e estadual.
Mediador da oficina, o secretário municipal de Educação de Planaltino, Renê Silva, comemorou a diversidade conquistada no Comitê de Mobilização Social pela Educação de Planaltino. “Conseguimos, na constituição do Comitê, envolver o prefeito, pastores, padres e secretários municipais nas ações de incentivo à interação família-escola-comunidade”.
Segundo o secretário, o objetivo do evento foi incentivar a comunidade local a elaborar propostas que contribuam para o estímulo à participação dos pais na educação escolar dos filhos. Além disso, o evento também teve por finalidade definir estratégias de abordagem intersetorial, envolvendo as áreas de saúde, educação e assistência social de modo a se criar uma rede de proteção integrada às crianças e adolescentes do município.
Como parte da agenda de discussões, os mobilizadores abordaram o papel dos gestores escolares e professores na mobilização, e ainda algumas estratégias para incluir a família e a comunidade no processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
O papel das instituições religiosas também teve um grande destaque no evento, por conta da influência que exercem nas comunidades em que atuam e pelo enorme potencial de contribuição com o processo de mobilização social pela educação.
Norteada pela cartilha Acompanhem a vida escolar de seus filhos, disponibilizada pelo Ministério da Educação – MEC, a Secretaria Municipal de Educação de Planaltino decidiu elaborar uma versão própria do documento, de modo a retratar a realidade local por meio de desenhos criados por ilustradores da cidade.
Após as reuniões, as equipes se concentraram na redação do Plano Municipal de Mobilização Social pela Educação,que será lançado em fevereiro na presença da professora Linda Goulart, coordenadora da Mobilização Social pela Educação – MEC.
Segundo o secretário Renê Silva, uma das próximas ações do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Planaltino será o Mutirão de Matrículas, que terá início no dia 17 de fevereiro. “Faremos uma caravana para visitar todas as casas do município, dialogar com os pais sobre a importância da participação na vida escolar dos filhos e realizar matrículas de crianças, adolescentes, jovens e também adultos e idosos que não concluíram os estudos”
Fonte: Blog Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário