segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

GOVERNO FEDERAL INVESTIRÁ 7,6 BI EM CRECHES


A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira (23), durante seu programa de rádio "Café com a Presidenta", que o governo vai investir R$ 7,6 bilhões para abrir 6.000 escolas de educação infantil até 2014.

"Criança é prioridade no meu governo. Nós vamos investir R$ 7,6 bilhões para abrir 6.000 escolas de educação infantil até 2014. Na creche, além de ter uma boa alimentação e oportunidade para conhecer outras crianças, a criança recebe estímulos por meio de jogos, de histórias, de brinquedos, de atividades pedagógicas e do carinho e da atenção. A creche é também muito importante para as mães, para que elas possam sair para trabalhar, tranquilas, sabendo que seus filhos estão recebendo atenção e cuidados."

Dilma destacou que, nas últimas reuniões que fez com sua equipe de governo, determinou que os ministérios da Saúde, da Educação e do Desenvolvimento Social façam ações conjuntas, priorizando as crianças de zero a cinco anos.

"A essência do investimento na educação e na saúde infantil é assegurar igualdade de oportunidades no presente e, assim, construir um futuro melhor para o Brasil. Sou mãe e avó e conheço a preocupação de todas as avós e mães, que é garantir oportunidades para os seus filhos e netos."

Dilma afirmou ainda que, até a segunda semana de março, numa parceria com as prefeituras, médicos, enfermeiros e dentistas das Unidades Básicas de Saúde serão levados a 50 mil escolas públicas, em mais de 2.000 municípios.

"Eles vão avaliar as condições de saúde de 11 milhões de estudantes, porque, muitas vezes, um problema de saúde, se não for identificado, pode atrapalhar o rendimento escolar. Queremos, nessa semana, envolver também os pais para debater um problema que já afeta 1/5 da população infantil --a obesidade. Reduzindo a obesidade infantil, nós vamos prevenir outras doenças que podem ocorrer no futuro, como a hipertensão e a diabetes."

A presidente também destacou duas novidades no programa de vacinação infantil este ano, a partir de agosto. "A vacina pentavalente e a nova vacina antipólio. A pentavalente é a soma de duas vacinas que já existiam: a chamada tetravalente e a hepatite B. Com uma só injeção, a vacina pentavalente vai proteger, agora, a criança contra cinco doenças: o tétano, a difteria, a coqueluche, a hepatite B e um tipo de meningite grave. A combinação das vacinas é boa para a criança, que vai precisar tomar uma injeção a menos, mas também é um avanço no processo de vacinação."

Dilma afirmou que a nova vacina contra a pólio, conhecida como paralisia infantil, será injetável. "Ela será aplicada, no Brasil, a partir de agosto, nas duas primeiras doses. Ela é mais moderna e mais segura para os bebês, como eu disse, nas duas primeiras doses. Os bebês vão continuar tomando as demais doses via oral. Nós vamos também continuar fazendo a campanha com o Zé Gotinha, para manter a proteção de todas as crianças até cinco anos de idade."

Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário